Programa de Aceleración
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Nova agricultura no Alentejo debatida na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Nota de imprensa

08 Março 2018 | Fuente: Município de Alcácer do Sal

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebeu, no dia 6 de março, a 1ª conferência "Impactos Socio-ecológicos da Nova Agricultura no Alentejo", iniciativa organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL), Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Câmara Municipal de Odemira, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e Direção Regional da Cultura.
O evento, que teve como tema "Por uma Nova Agricultura" e para o qual foram convidadas a participar câmaras municipais, entidades públicas, universidades, empresas de mão-de-obra temporária e agrícolas, contou com as intervenções de vários dirigentes das entidades organizadoras, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, que salientou estar a seguir a situação agrícola com "especial preocupação", "uma vez que o concelho de Alcácer representa 30 por cento da produção total de arroz no país" e a cultura está ameaçada pela situação de seca que, apesar da chuva dos últimos dias, persiste. Por outro lado, acrescentou o edil, "são precisos novos métodos" de produção e os municípios do litoral alentejano devem estar "a par das mudanças".
O colóquio contemplou três sessões de debate e esclarecimento, a primeira com a caracterização da situação agrícola atual no Alentejo Litoral. A segunda parte da conferência incidiu sobre o impacto social dos atuais investimentos, com a descrição da situação de fluxo migratório nas principais urbes do litoral alentejano. Na terceira e última sessão foram discutidas propostas para o futuro, bem como potenciais medidas a tomar relativamente à mão-de-obra da agricultura nesta zona geográfica do país.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.