acerca otoño 2
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Campeonato Nacional de Motonáutica na Amieira Marina – II Grande Prémio

“A fórmula 1 dentro de água” chamou muito público ao concelho de Portel

A fórmula 1 dentro de água animou o fim-de- semana do concelho de Portel, mais precisamente na Amieira Marina.

Maria Antónia Zacarias

22 Junho 2016 | Fuente: Redacção D.S.

Este espaço acolheu o Campeonato Nacional de Motonáutica – II Grande Prémio onde participaram vários atletas de todo o país, entre os quais um do concelho de Portel, Daniel Sousa. Esta prova foi organizada pelo Município de Portel, pela Amieira Marina e pela Federação Portuguesa de Motonáutica.
A adrenalina falou mais alto estes dias no grande lago de Alqueva, onde os pilotos disputaram várias provas e onde muitos jovens entre os dez e os 18 anos tiveram a oportunidade de experimentar a condução de barcos e também alguma velocidade. Para todas as entidades, esta prova foi uma aposta ganha, pela segunda vez, em Alqueva, servindo para projetar este território a nível regional, nacional e internacional.
Rui Caeiro, representante do Município de Portel afirmou, em exclusivo ao “Diário do Sul”, que esta prova “mostrou-se como uma mais-valia para o nosso concelho tendo em conta que tem muito a ganhar com o desenvolvimento desta modalidade”. O mesmo responsável sublinhou a importância da realização destas iniciativas num território do interior, considerando que trouxe muitas pessoas a este local que desconheciam.
“Através deste evento, o concelho é divulgado e o município de Portel juntamente com a Amieira Marina visam dar uma dinâmica a este espaço e projetar o nosso concelho além-fronteiras, não só em Portugal”, reiterou.
Rui Caeiro salientou que Portel orgulha-se de ter um atleta conterrâneo, Daniel Sousa, que a Câmara Municipal diz apoiar desde a primeira hora. “É um atleta interessado que tem projetado o nome do concelho a nível nacional, na categoria em que corre que é a Fórmula Futuro e acreditamos mesmo que ele tem muito futuro”, sustentou.
Para Eduardo Lucas, administrador da Amieira Marina, esta prova foi uma boa oportunidade para divulgar o lago Alqueva e de ajudar a criar uma cultura náutica que “nós pretendemos em torno do grande lago”. E acrescentou: “Somos um país de navegantes, mas nem sempre isso acontece no Alentejo de sequeiro que agora tem regadio”.
O administrador da Amieira Marina explicou que participaram, no sábado, 37 atletas numa prova antecedida de todo um processo de aprendizagem com embarcações para entre os dez e os 18 anos. No domingo, estiveram em prova dez embarcações conduzidas por pilotos de competição.
Eduardo Lucas anunciou que a realização destas provas assume tal relevância que está já agendada para o próximo mês de agosto, pela primeira vez, a organização de uma prova de motos de água e de jetsky.

Atleta de Portel quer seguir a modalidade e projetar o seu concelho


Daniel Sousa tem 15 anos e é atleta de Portel e esteve em prova no domingo. “Esta prova correu bem, é uma modalidade de iniciação e dei o meu melhor. A adrenalina que se sente ao conduzir com muita velocidade é uma sensação inexplicável”, contou.
O jovem afirmou que tem mais gosto em correr em casa, “pois tenho o apoio das pessoas do concelho e é diferente correr aqui do que noutros sítios onde não conheço ninguém”.
Daniel Sousa contou que o ano passado participou numa prova de iniciação, foi selecionado, “tive sorte e ganhei e depois o treinador da seleção perguntou-me se eu queria participar no estágio e eu aceitei e fui às provas todas”.
O atleta de Portel conta já com o título de campeão nacional no ano passado e vencedor também da Taça de Portugal.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.