acerca el otoño
Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Reguengos de Monsaraz

“Monsaraz do Natal aos Reis” com presépio de rua, concertos e tributo à paz com lançamento de lanternas de céu

A vila medieval de Monsaraz vai celebrar a quadra natalícia até ao dia 9 de janeiro com o tradicional Presépio de Rua com figuras em tamanho real, mostra de artesanato e de produtos regionais, animação de rua, um tributo à paz, concertos de Natal, de Ano Novo e de Reis, o Cante ao Menino e o Cante aos Reis.

07 Dezembro 2015

Já teve início no Largo do Castelo um conjunto de eventos intitulado “Monsaraz do Natal aos Reis”, com a inauguração do Presépio de Rua e a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Este projeto artístico da escultora Teresa Martins vai estar em exposição pelo décimo sexto ano consecutivo e pode ser apreciado até ao dia 9 de janeiro. Pelas ruas da vila medieval vão estar dispersas as figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Largo do Castelo.

As estruturas das figuras em tamanho real são feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua. As esculturas estão pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, e têm as caras e as mãos feitas em cerâmica. Em cada ano as figuras são colocadas em locais diferentes e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas da vila medieval.

“Monsaraz do Natal aos Reis”, iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Monsaraz e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, propõe no dia 12 de dezembro, entre as 12h e as 17h, no adro da Igreja Matriz, animação musical de rua pelos alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Corvalense e a atuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense.

No dia 19 de dezembro, às 21h, a Igreja Matriz vai receber o tradicional Cante ao Menino, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico “Amigos do Alentejo” do Feijó e o poeta Manuel Sérgio, que vai estar acompanhado à viola por José Farinha. No mesmo local, no dia 26 de dezembro, pelas 17h, realiza-se o Concerto de Natal com o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

O primeiro dia do ano terá o Concerto de Ano Novo e pela Paz. Na Igreja de Santiago, às 17h30, vai atuar o Quarteto Bachus, acompanhado pela soprano Ana Cerro (solista do Teatro Nacional S. Carlos) e com a participação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Depois do concerto, pelas 19h, associações e empresas locais vão prestar um tributo à paz com o lançamento de 100 lanternas de céu, num cordão humano que vai ligar a porta da vila à porta do castelo.

Durante o dia 2 de janeiro haverá animação de rua com grupos de música de câmara da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. O Cante aos Reis vai decorrer junto ao presépio no dia 5 de janeiro, às 19h30, com modas interpretadas pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

A fechar o “Monsaraz do Natal aos Reis”, no dia 9 de janeiro, às 17h, na Igreja Matriz, haverá o Concerto de Reis pelo Coral de S. Domingos, dirigido pelo Maestro João Luís Nabo.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.