Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Efeméride

Évora assinala o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência

03 Dezembro 2015

A Câmara Municipal de Évora em conjunto com as associações ligadas à temática da deficiência assinala esta semana o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com uma exposição e uma feira de produtos e trabalhos das instituições. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. O tema deste ano centra-se na necessidade de dar mais visibilidade às capacidades das pessoas com deficiência, nomeadamente através de mais poder de decisão, autonomia e participação.

Deste modo, hoje, dia 3 de Dezembro, é inaugurada a exposição Incluarte no Museu de Évora, onde são apresentados trabalhos realizados pelos clientes destas instituições, orientados por artistas plásticos. Esta mostra insere-se no âmbito do programa ECID.

Évora, Cidade Educadora desde 2000, procura investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade.

A exposição “Incluarte” é um testemunho de uma verdadeira sociedade sem exclusões, que nasceu da participação ativa da totalidade das instituições de apoio às pessoas com deficiência do concelho, sendo a prova de que as pessoas com deficiência não querem continuar a ser protagonistas passivos da vida social. É preciso encontrar o lugar que na realidade lhes cabe, sendo que esta exposição representa uma experiência de consolidação de plena cidadania, valorizando e reconhecendo os seus conhecimentos, capacidades e papel social.

Esta exposição foi possível porque desde o primeiro momento foi delineada, construída, discutida com todos os intervenientes, num efetivo processo de trabalho em rede. Contou-se com a experiência e criatividade de seis artistas plásticos: Joaquim Tavares, Beatriz Agria, Inês Gomes, Beatriz Pereira, Nazaré Almandamin, Maria Leitão e Tiago Costa, que num ambiente de forte cumplicidade, ajudaram a exteriorizar “um pedaço de mundo” das potencialidades da Teresa Romão, Filomena Borges, Luís Rebocho, Valentina Pardal, David Marques, Alexandra Pinto, David Vareta, Sara Roque, Daniela Direitinho, Sara Caeiro, Ana Canhoto e Marta Ruivo.

Uma Feira da Solidariedade está agendada durante todo o dia 4, na Praça de Giraldo, na qual participam sete instituições do concelho ligadas à área da deficiência.

De salientar ainda a realização de mais uma edição da Feira Solidária dos Salesianos, este sábado, dia 5, também na Praça de Giraldo.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.