Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Este fim-de-semana

Quatro mil “turistas de sapatilhas” visitam Évora

Se há 29 anos, em Paris, era o mundo que tomava a real consciência da importância e da qualidade do património edificado do Centro Histórico, com a Unesco a atribuir a Évora o título de Património da Humanidade, este fim-de-semana são os amantes das corridas a ter o privilégio de contactar com uma história milenar, que recua à Pré-História.

17 Novembro 2015 | Fuente: Redacção D.S.

Próximo da data que notabilizou mundialmente a cidade (26 de novembro), a EDP Distribuição Meia Maratona de Évora – Corrida Monumental, agendada para este domingo, dia 22, irá prestar uma digna e diferente homenagem a esta joia patrimonial, à qual os séculos não se escusaram de adaptar, mas que mantém intacta uma ambiência de autenticidade e monumentalidade que a transformam numa verdadeira “cidade-museu”.

Serão quase 4000 mil atletas que se irão dividir pelos 21 ou 10 quilómetros da meia e da minimaratona, respetivamente, numa iniciativa desportiva inédita na cidade e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora desde o seu início.

Porque Évora sabe ser um excelente anfitrião, a Praça de Giraldo, principal sala de visita da cidade, vai ser o ponto nevrálgico (partida e chegada) desta “mega visita turística”, em que já se podem revelar alguns dos nomes dos “turistas”: Doroteia Peixoto, Sara Moreira, Dulce Félix, entre muitos outros.

Paralelamente, uma caminhada, em que metade do valor da inscrição reverte inteiramente para os Bombeiros Voluntários de Évora, permitirá, igualmente, desfrutar da cidade, mas de uma forma mais lenta, sempre acompanhada por diversos apontamentos artísticos.

Mas se no domingo os olhos estarão todos postos nos atletas profissionais, semi-profissionais e, acima de tudo, amadores, sexta-feira e sábado a cidade já irá fervilhar com as inúmeras iniciativas previstas para a Praça 1º de Maio e Jardim Público, nomeadamente conferências sobre desporto e sustentabilidade, exposições, manifestações culturais, práticas de saúde, rastreios médicos… .

A EDP Distribuição Meia Maratona de Évora – Corrida Monumental faz parte do circuito Running Wonders.

Espírito “Património
Mundial”

O circuito RunningWonders promove a organização de corridas de atletismo em territórios classificados pela UNESCO como Património Mundial. As corridas RunningWonders pretendem a integração sustentável do homem com o meio ambiente e cultural que o envolve e o define, na prática de um estilo de vida ativa e saudável.
As RunningWonders ocorrem em cinco cidades, com a característica intrínseca de serem património mundial, salvo a EDP Meia Maratona do Dão, cuja presença nas RunningWonders representou a manifestação do nosso apoio ao desejo das gentes de Viseu, de verem o seu burgo histórico reconhecido pela UNESCO como mais um território de exceção a nível mundial.
A prova de Évora é a última de 2015, depois da organização já ter estado no Douro Vinhateiro, em Guimarães – Corrida dos Conquistadores, no Dão – Corrida da Emoção e em Coimbra – Corrida do Conhecimento.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.