Alentejo Hoje

Teatro

Cendrev prepara nova produção que estreia no final de Novembro

27 Outubro 2015

Os ensaios da nova produção da companhia arrancaram já em Setembro, um espectáculo construído a partir de uma peça de Abel Neves, um autor com larga experiência teatral cuja dramaturgia já tinha sido abordada pelo Cendrev, na viragem do milénio “Supernova” co-produção Cendrev/Teatro Nacional S. João/Dramat/Teatro Vila Velha (Brasil)/Companhia Teatro dos Novos e, em Maio de 2007, estreava “Além as Estrelas são a Nossa Casa”. Trata-se de um novo desafio, que é simultaneamente um grande privilégio, poder trabalhar um texto de um autor que é também um amigo do Cendrev, que ainda recentemente participou na sessão comemorativa dos 40 ANOS DA DESCENTRALIZAÇÃO TEATRAL, promovida pela Câmara Municipal de Évora.

Na história, António, ex-engenheiro, abalado pelas andanças do mundo, decide afastar-se do convívio de familiares e amigos, e continuar a sua vida na periferia da cidade, abrigando-se numa velha rulote de circo - que chegou a servir na venda de churros e farturas - e cultivando numa pequena horta os legumes para o seu gaspacho. Vera procura convencê-lo a voltar para casa, mas para António isso significa perder, regressar ao mundo injusto imposto pelos outros. A última coisa a morrer nem é a esperança, é a dignidade. Incapaz de enfrentar a obstinação de António, Vera encontra uma solução, mas, ainda assim, António resiste. Será ele um perdedor ou um vencedor?

Uma situação que, desta ou de outra forma, pode ocorrer a muita gente nesta sociedade que viola sistematicamente o espaço dos cidadãos. Um espectáculo dirigido por José Russo, com interpretação de Maria Marrafa e Rui Nuno, com cenografia e figurinos de Sérgio Vida, sonoplastia de João Bacelar, iluminação de António Rebocho, construção e maquinaria de cena de Tomé Baixinho, Paulo Carocho e Tomé Antas.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.