Twitter rectangular
Alentejo Hoje

Festa da Primavera

Aguiar está em festa até dia 7 de Junho

Começa hoje, em Aguiar, a Festa da Primavera, que promete até domingo, dia 7, muita música, dança, des-porto e jogos tradicionais, numa iniciativa organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar com o apoio de associações locais. Em mês de Santos Populares a sardinha assada é a “rainha” da festa. Em termos musicais, Rita Guerra, é a cabeça de cartaz do certame.

05 Junho 2015

A Festa da Primavera é uma festa de cariz popular que tem a duração de 3 dias. Quais são as novidades para este ano?

A Festa da Primavera, como disse, assume um carater popular pelo convívio e pelas atividades que oferece, mas também porque se realiza em mês de Santos Populares.

O grande destaque desta edição é o espetáculo de encerramento da Festa da Primavera com a cantora Rita Guerra, no domingo, dia 7, a partir das 22h00. Temos ainda tunas, dança do concelho, cavaquinhos e, como não poderia deixar de ser, os tradicionais bailes populares para animar o final da noite.

Ao longo do fim de semana e em parceria com as associações da freguesia, haverá ainda um conjunto de atividades desportivas e jogos tradicionais muito do agrado da população. Para além do torneio Bairros do Concelho, futebol e de futsal feminino, haverá ainda uma demonstração do Clube de Saúde Sénior, BTT, malha e petanca.

Enquanto os pais apreciam a festa, os mais novos podem divertir-se no espaço infantil que vai ter insufláveis para diversas faixas etárias, com a supervisão dos nossos colaboradores.

De salientar que todas as atividades são gratuitas.

Quantos expositores vão marcar presença nesta edição do certame?
Este ano participam na Festa da Primavera 15 expositores, dos quais se destacam os institucionais, a doçaria e o artesanato. As associações da freguesia aproveitam também para mostrar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.

Qual o impacto que a Festa tem na freguesia?
Em termos sociais, a população da freguesia mobiliza-se para receber da melhor forma aqueles que nos visitam. Já em termos económicos consideramos que o impacto é muito positivo para o comércio e para os restaurantes da freguesia e até do concelho que servem mais refeições e que, naturalmente, vão ter a tradicional sardinha assada.

No entanto, pretendemos retirar muitos mais benefícios da Festa. Pretendemos ainda divulgar e promover todo o nosso concelho, nomeadamente o nosso património, a nossa cultura, as nossas tradições, os nossos produtos locais, ou seja, como afirmei atrás, que seja um momento de reforço da nossa economia local.

Qual o papel das associações na organização da Festa da Primavera?
As associações são parceiros ativos importantes na valorização do território, do nosso concelho. No caso da Festa da Primavera, as associações são responsáveis por algumas das atividades desportivas e também culturais que vão decorrer no fim de semana. É importante salientar a boa articulação que existe entre a Câmara Municipal, todas as associações do concelho e as juntas de freguesia no planeamento e execução de atividades/iniciativas que contribuem para a dinamização do concelho.

Um dos momentos mais emblemáticos da Festa da Primavera é a sardinhada popular oferecida pela Câmara, no domingo. Esta é já uma imagem de marca da Festa da Primavera?

Sem dúvida. Nos últimos anos a sardinhada oferecida pela Câmara tem vindo a afirmar-se como um dos momentos mais marcantes da festa. De ano para ano, são cada vez mais as famílias que se juntam no recinto da Festa da Primavera à volta da mesa para conviveram e desfrutarem da sardinhada.

E, como estamos no mês de junho com festas e arraiais um pouco por todo o país, não poderia faltar a sardinha assada, a “rainha” da festa.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.