Alentejo Hoje
Twitter rectangular

Politica

PCP quer recomendações de grupo de trabalho sobre Aeroporto de Beja cumpridas

07 Julho 2015 | Fuente: LUSA

O PCP entregou no parlamento um projeto de resolução a pedir ao Governo para cumprir as recomendações do grupo de trabalho que propôs formas de rentabilizar o aeroporto de Beja, como criar “condições especiais” na zona industrial.

Através do projeto, enviado à agência Lusa, 12 deputados comunistas, entre os quais o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, recomendam ao Governo que “cumpra as conclusões e recomendações do grupo de trabalho”, como a revisão, “com caracter de urgência”, do plano estratégico do aeroporto de Beja, “reforçando as estratégias já definidas, designadamente as atividades ligadas aos setores produtivos”.

Os deputados comunistas também recomendam ao Governo que desenvolva “condições especiais e características discriminatórias positivas” na zona industrial da infraestrutura aeroportuária, no âmbito do conceito de aeroporto indústria (aeronáutica, manutenção, formação, agroindústria e atividades em geral que necessitem de utilizar o aeroporto).

A aposta numa estratégia de a médio/longo prazo para desenvolver no Alentejo “um ‘cluster’ aeronáutico nacional, transformando o aeroporto de Beja num ‘hub’ do ‘cluster’ aeronáutico em Portugal, em articulação com Évora (Embraer), a proximidade à Airbus Military em Sevilha e a forte ligação que, por motivos óbvios, pode existir à Força Aérea Portuguesa”, é outra das recomendações que o PCP quer ver cumprida.

Segundo os deputados, “parece” que o anterior Governo PS e o atual PSD/CDS-PP “nunca tiveram a intenção de colocar o aeroporto em funcionamento e avançaram com a sua construção apenas porque politicamente se tornou insustentável que não o fizessem”.

O atual Governo “nada fez para resolver o problema” do aeroporto de Beja e, “de tanto pressionado pela região, criou um grupo de trabalho”, em maio de 2012, que teve como missão “revisitar os pressupostos que estiveram na base do investimento na infraestrutura e propor formas de rentabilização das vertentes civil e comercial do aeroporto”, referem.

Desde a entrega do relatório do grupo de trabalho, datado de setembro de 2012, “o Governo nada mais assumiu relativamente ao aeroporto de Beja e nada desenvolveu, a não ser a privatização da infraestrutura ao privatizar a ANA”, lamentam os deputados.

Opinião dos nossos leitores

Dê-nos a sua opinião

Incorrecto
NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.alentejohoje.com reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.alentejohoje.com

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.