Uma delegação da cidade francesa de Chartres esteve em Évora de 28 a 30 de Junho de 2021 no âmbito da geminação que une ambas as cidades, visando aprofundar mais as relações de intercâmbio e cooperação entre as suas instituições congéneres.

Neste âmbito, foram agendados encontros com o CENDREV (Bonecos de Santo Aleixo) e realizada uma visita ao Teatro Garcia de Resende (refira-se que em Chartres existe também um teatro à Italiana); ao Laboratório Hércules (tendo em vista o estabelecimento de contactos com o Centro Internacional do Vitral) e reuniram também com a Equipa de Missão Évora 2027 (que prepara a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027). Foram ainda estabelecidos outros contactos informais com diversas instituições.

Constituíram a delegação francesa os Vereadores da Municipalidade de Chartres Patrick Géroudet (Responsável pelas Relações Internacionais) e Jean-Maurice Duval (Responsável pela área da Comunicação).

No dia 29 de Junho visitaram o Teatro Garcia de Resende/ Bonecos de Santo Aleixo, acompanhados pela Vereadora Sara Dimas Fernandes e tendo como anfitrião, José Russo, o responsável pelo CENDREV, com o qual trocaram impressões e avaliaram futuros intercâmbios culturais, entre eles a ida das Marionetas da França para participação em festivais. A participação de companhias francesas na Bienal Internacional de Marionetas de Évora foi equacionada para a próxima edição agendada para Junho de 2023.

Ao final da tarde assistiram às cerimónias comemorativas do Dia da Cidade que tiveram lugar no Palácio D. Manuel, agora requalificado e dotado do Centro Interpretativo da Cidade.

O dia 30 começou com uma reunião com a Equipa de Missão ECOC 2027 e incluiu ainda a visita ao Laboratório Hércules. A delegação foi recebida pela Professora Cristina Dias e pela Investigadora Anne-France Maurer.

“Surgiram diversas ideias de iniciativas que podemos dinamizar em conjunto”, explicou a Vereadora Sara Dimas Fernandes após o encontro no Teatro Garcia de Resende, considerando que “o aprofundamento das relações e conhecimento mútuos só pode cimentar ainda mais a amizade que une as duas populações”.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here