O Estudo Setorial DBK da Informa D&B estima que a faturação dos estabelecimentos hoteleiros registou uma queda de 66,1% em 2020, com as receitas a ficarem nos 1 457 milhões de euros, sendo o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Para as contas desta estimativa fazem parte os hotéis, as unidades de alojamento local, os aparthotéis, os apartamentos turísticos, as unidades de turismo no espaço rural e de habitação, os aldeamentos turísticos, as Quintas da Madeira e as Pousadas.
O número de hóspedes contraiu 61,3%, situando-se em pouco mais de 10,5 milhões, enquanto as dormidas (26 milhões) diminuíram 63%. Os estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação foram os que registaram a menor queda de dormidas (-36%). Nos hotéis, estabelecimentos que representam cerca de 56% do total, as dormidas registaram uma queda de 65%.
As dormidas realizadas pelos residentes em Portugal diminuíram 35% e no caso dos residentes no estrangeiro a redução foi de 75%.
Entre os estrangeiros, a maiores quedas registam-se os Estados Unidos (-87,7%), Brasil (-76,1%) e Reino Unido (-78,5%). Os britânicos mantiveram-se como os clientes estrangeiros mais importantes, representando 8% das dormidas totais, à frente dos alemães e espanhóis.
Fonte: D&B