A formação é uma das componentes do trabalho realizado pela EAPN Portugal-Rede Anti-Pobreza, representada pelo Núcleo Distrital de Évora no Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE) que aqui sublinhamos na rúbrica dedicada às boas prácticas das instituições que actuam no concelho de Évora.

Um trabalho visando a construção de uma sociedade mais democrática e participada, que passa pela qualificação de técnicos na área da intervenção social, sendo um dos objectivos estratégicos da sua actuação na luta contra a pobreza e exclusão social.

A EAPN Portugal é reconhecida pela DGERT como entidade formadora certificada organizando anualmente um vasto conjunto de ações de formação nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Gestão e Administração, Enquadramento na Organização/Empresa e Trabalho Social e Orientação. É constituída actualmente por 18 Núcleos Distritais em Portugal Continental e um Núcleo na Região Autónoma da Madeira.

Para além da formação, esta instituição tem ainda como áreas de intervenção a informação e documentação, comunicação/campanhas, investigação e projectos e voluntariado.

Numa época marcada pela pandemia Covid-19, “a formação assume especial relevância pela necessidade de preparar e implementar novas abordagens ao funcionamento e organização das instituições, que permitam capacitar as suas respostas sociais e respetivo capital humano aos desafios e oportunidades introduzidos pelo contexto pandémico”, considera a EAPN Portugal. O seu Plano de Formação para o 1º Trimestre de 2021 pode ser consultado em  https://bit.ly/3dCbkzF

A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) é a maior rede europeia de ONGs, bem como de organizações europeias activas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal, tendo sido criada no nosso país em 1991. Conheça melhor o trabalho desenvolvido por esta instituição em  https://www.eapn.pt/ e nas redes sociais que estão indicadas na sua página.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here