A Associação Terra Mãe foi distinguida com o Prémio BPI “La caixa” Rural 2020, com o Projeto 3 C’s – Criar, Capacitar e Crescer, que visa a criação de um Centro de recursos para o desenvolvimento familiar do concelho de Viana do Alentejo.

A segunda edição do prémio visa apoiar projetos/instituições de ação social em zonas rurais, em que as populações vivem mais isoladas e onde o impacto da pandemia se faz sentir.

Durante a pandemia a Associação Terra Mãe manteve o atendimento e acompanhamento psicossocial a famílias vulneráveis, bem como o apoio terapêutico especializado a crianças com menos de 6 anos.

O prémio, no valor de 37.100,00€, vai ser aplicado no Projeto 3C’s – Criar, Capacitar e Crescer que a Associação Terra Mãe lançou, em parceria com o Município de Viana do Alentejo, a Associação Terras Dentro e a Universidade de Évora, para colmatar as necessidades que existiam ao nível das competências pessoais das famílias. O projeto visa criar um Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar de forma a capacitar as famílias mais vulneráveis e dar resposta especializada a crianças e adolescentes.

O Município de Viana, parceiro nesta ação, irá disponibilizar um espaço e material para o projeto, bem como apoiar a implementação de ações e a integração de estagiários. Por seu lado, cabe à Universidade de Évora supervisionar e avaliar a execução de recursos e integrar, também, estagiários. À Terras Dentro caberá a sinalização de famílias e apoio técnico.

Entre as atividades previstas do Projeto cabe a criação do Centro de Recursos para o Desenvolvimento Familiar onde se prevê a dinamização de ações que procurem diminuir os fatores de risco familiar através da compreensão das suas necessidades, programas de competências sociais e pessoais, assim como, atividades terapêuticas e lúdico pedagógicas durante as férias escolares.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Alentejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here