A pandemia provocada pelo Coronavírus que já atingiu milhares de pessoas, não passou ao lado do Concelho de Mora. E toda esta situação de saúde pública tem tido um grande impacto na vida e no quotidiano da população, no tecido económico-social e associativo do Concelho.

No que respeita ao acompanhamento da situação epidemiológica no Concelho, a Câmara Municipal de Mora e os Serviços Municipais, nomeadamente a Comissão Municipal de Proteção Civil têm estado atentos ao evoluir da situação, assumindo medidas de proteção da população e contenção de contágios, dentro daquilo que são as suas competências.

Atendendo ao agravamento da situação, entendeu a Comissão Municipal de Proteção Civil, em articulação com as restantes entidades, Autarquia Local e Autoridade de Saúde, implementar uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP- Alojamento Sanitário COVID-19 –Mora). Trata-se de uma estrutura municipal para alojamento temporário de emergência de pessoas em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada de COVID-19 que, face à avaliação clinica, e por indicação das Autoridades de Saúde, não determine a necessidade de internamento hospitalar.

A Câmara Municipal disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras de Mora para o efeito, criando todas as estruturas e equipando o espaço de forma a proporcionar o maior conforto possível. Este tipo de alojamento tem como principal objetivo a prevenção da propagação da doença, bem como assegurar que os utilizadores recebem os cuidados que necessitam, desde alimentação, cuidados de higiene, proteção, segurança e acompanhamento médico e cuidados de enfermagem adequados. Neste momento o ZCAP- Alojamento Sanitário COVID-19 –Mora tem disponíveis 40 camas, podendo o espaço ser alargado e receber até 50 camas. Uma parte do equipamento é fornecido pelos Lares do Concelho, e a restante ficará a cargo da Autarquia a sua aquisição.

Fonte: Câmara Municipal de Mora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here