A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assinou, no dia 21 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no Auditório Municipal António Chainho, protocolos de colaboração com 30 associações e coletividades desportivas, e contratos-programa com 20 atletas individuais do Concelho.

Através dos protocolos de colaboração a Autarquia disponibiliza um total de 189 mil euros para apoiar a dinâmica e desenvolvimento dos clubes e associações desportivas locais, para a época desportiva 2020/2021. Com os contratos-programa o objetivo é o de apoiar atletas que se tenham destacado a nível nacional e internacional, e que promovam o nome do Município, tendo para o efeito disponibilizado um montante de 4783 mil euros, relativo ao ano de 2020.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, referiu que neste ano marcado pela pandemia “a Autarquia entendeu que especialmente ao nível dos protocolos com o movimento associativo, apesar de a maioria não ter atividade desde março, manter os apoios que tínhamos definido para a época desportiva, partindo de um pressuposto de normalidade, apesar de sabermos que o início de 2021 será ainda marcado pela pandemia. Mas há que manter a esperança e esperar que, talvez a partir da primavera, se possa ter alguma normalidade”, salientou o Autarca.

Relativamente aos atletas individuais Álvaro Beijinha sublinha que “apesar das vicissitudes, não podemos deixar de enaltecer o vosso esforço, dedicação e empenho, assim como, dar-vos os parabéns pelos objetivos concretizados ao atingirem patamares de excelência e de levarem o nome do Município de Santiago do Cacém a nível nacional e internacional.”

De ano para ano o número de atletas que firmam os contratos-programa aumenta e destinam-se a atletas com residência legal no Município de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade e que se enquadrem nos seguintes grupos: atleta com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada; atleta que participe em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.

Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2021.

A cerimónia contou, igualmente, com a presença do Vereador do Desporto, Jaime Cáceres, que felicitou atletas e associações para que continuem o bom trabalho realizado.

Os contratos-programa para atribuição das verbas foram assinados com os atletas:  Flávio Pacheco (paraciclismo). Bárbara Magro, Pedro Matos, Pedro Fragoso, Henrique Morais e Ricardo Lopes (motociclismo). Álvaro Tojinha e Paulo Henriques (swimrun). Roberto Baião (trail). Jaime Costa, Susana Mateus (triatlo). Bruno Rosa (BTT), Ana Filipa Santos (ténis), Marco Ferreira (automobilismo).

Este é, também, um apoio técnico, logístico e de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da atividade dos desportistas, na medida das disponibilidades do Município. Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2021.

Quanto ao apoio financeiro para as coletividades desportivas destina-se às seguintes coletividades: Associação Litoral Aventura, Atlético Basquete Clube de Santo André, Centro Equestre de Santo André, Os Chaparros BTT Team Associação, Clube de Ténis de Santo André, Clube Petrogal, Clube Náutico Águas de Santo André, COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, Associação Cult. Rec. e Desp. Estrela de Santo André, Futebol Clube Alvaladense, Futebol Clube Ermidense, Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Repsol Polímeros, Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco, Grupo Desportivo de Santa Cruz, Santiago Mais Associação Recreio e Desporto, Grupo Motard de Vila Nova de Santo André, Intervir. com, Grupo Motard Rodar Lento, Hockey Club de Santiago, Juventude Atlético Clube, Os KOTAS Bike Team Associação, Núcleo de Árbitros de Santiago do Cacém, Os Vilas Associação de Pesca Desportiva, Sociedade Columbófila Litoral Alentejano, Sporting Futebol Clube Abelense, União Sport Club, Vitoria Futebol Clube Ermidense, Associação Motor Sport de Vila Nova de Santo André, Sociedade Juventude Cercalense, Santo André Sport Clube.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here