A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com as associações ligadas à área da deficiência no concelho, assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2020.
O Grupo de Trabalho para a Deficiência (Conselho Local de Ação Social de Évora) propõe uma programação que visa sensibilizar a população para a inclusão plena da pessoa com deficiência.
O programa inicia-se com uma exposição de fotografia intitulada “Inclusão para todos, todos na inclusão”, que estará patente de 3 de Dezembro de 2020 a 3 de Fevereiro de 2021, na Praça de Sertório, em Évora.
Conta também com o III Fórum Inclusivo (feito por vídeo-conferência) que se realiza no dia 3 de Dezembro, entre as 9:30 e as 12:30 horas, sob o lema “Os direitos das pessoas com deficiência versus pandemia”. É promovido pela APPACDM, podendo os interessados em participar manifestar a sua vontade através do seguinte endereço electrónico: geral@appacdm-evora.org.pt
A apresentação do projeto “Évora nas mãos, guia gestual da cidade”, por via digital, será feita no dia 4 de Dezembro, pelas 11 horas, devendo os interessados em assistir contactar a Associação de Surdos de Évora (promotora do evento) através do endereço electrónico: direcao@asurdosevora.org
Nesse dia, a partir das 14 horas, haverá a leitura de um conto em Braille por Tânia Colaço, com tradução em língua gestual portuguesa na página de facebook da Associação de Paralisia Cerebral de Évora.
Na mesma tarde, às 14:30 horas, decorre uma vídeo-conferência denominada “O rato que ruge e o sistema Braille”, com Tânia Colaço, dinamizada pela Associação de Paralisia Cerebral de Évora, tendo como parceira a Associação de Surdos de Évora. As inscrições neste evento estão abertas até 27 de Novembro para turmas do 1º ciclo e podem ser feitas através do telefone 266 757 380 ou do correio electrónico: geral@apce.org.pt
Durante o mês de Dezembro serão ainda divulgados vídeos na plataforma Tik Tok, elaborados por instituições de apoio à pessoa com deficiência.

Fonte: Nota de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here