A Fundação Eugénio de Almeida lança o CIS EMPREENDE – Concurso para Novas Soluções Sociais, uma iniciativa que visa distinguir e apoiar projetos de inovação social em duas categorias – ideação ou crescimento – e que respondam a problemas sociais enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 – Erradicar a pobreza, 2 – Erradicar a fome, 3 – Saúde de Qualidade, 4 – Educação de qualidade, 8 – Trabalho digno e crescimento económico, 13 – Ação climática.

Com esta iniciativa, a Fundação procura aumentar o pipeline de iniciativas inovadoras na região, contribuindo para a minimização de diversos problemas sociais. Assim, o CIS EMPREENDE irá distinguir as duas melhores ideias e os dois melhores projetos com a incubação virtual no Centro de Inovação Social e com a disponibilização de serviços de consultoria – no valor de 1.000 e 500 euros, respetivamente para os primeiros e segundos classificados em cada categoria –, contribuindo desta forma para o desenvolvimento e concretização das iniciativas vencedoras. Para além destes apoios aos projetos vencedores, o concurso inclui também um Programa de Aceleração para os 16 finalistas, contribuindo dessa forma para o reforço de competências e para a melhoria das diferentes ideias e projetos.

Segundo Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, “procuramos pessoas empreendedoras, comprometidas com o desenvolvimento dos suas ideias e iniciativas, que tenham como fim responder aos problemas sociais enquadrados nos ODS referidos. Sobretudo, procuramos boas ideias como aplicabilidade concreta na região”.

Henrique Sim-Sim refere ainda que “esta iniciativa decorre integralmente de forma digital, tendo para isso sido estabelecida uma parceria tecnológica com a startup portuguesa Dreamshaper, a qual irá disponibilizar a sua plataforma digital, reconhecida internacionalmente, para suportar toda a informação referente às ideias e projetos a concurso”.

Até 30 de setembro, os interessados podem concorrer de forma individual ou em equipa – de até três elementos – procurando-se pessoas que sejam os autores de uma iniciativa com carácter inovador, com potencial de escalabilidade, que assente em modelos de negócio sustentável e crie impacto social positivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta iniciativa é financiada pelo POISE, Portugal 2020 e Portugal Inovação Social, bem como pelos investidores sociais DECSIS (em parceria com OutSystems e CISCO), Montepio, E&Y e CIMAC.

Nota de Imprensa

Fonte : Fundação Eugénio de Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here