Evento “União Europeia sem Plástico” decorre entre 20 e 24 de julho

Recolher plásticos em várias praias do litoral alentejano é o desafio lançado pelo Centro de Informação Europe Direct (CIED) Alentejo Central e Litoral. Esta entidade junta-se assim ao evento “União Europeia sem Plástico”, que decorre entre os dias 20 e 24 deste mês.

De acordo com a nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, “entre os dias 20 e 24 de julho, entre as 9h30 e as 11h30, iremos proceder à recolha dos plásticos que se encontram nas nossas praias e que são prejudiciais à nossa saúde”.

A este respeito, o CIED Alentejo Central e Litoral recordou que, “todos os anos, milhões de toneladas de lixo acabam nos oceanos, demorando centenas de anos para se degradar”.

Alertou ainda que “estes plásticos acabam por ser consumidos e por integrar a nossa cadeia alimentar, provocando danos na saúde animal, ambiental e humana”, frisando que “estima-se que em 2050 poderá haver mais plástico do que peixe no mar”.

Na sua perspetiva, estas são razões mais do que suficientes para agir. Nesse sentido, deixa o apelo para que a população se junte à iniciativa, referindo que a mesma “é gratuita, mas de inscrição obrigatória”.

Esta atividade vai decorrer na Praia da Lagoa de Santo André (20 de julho), Praia da Costa do Norte (21 de julho), Praia da Vieirinha (22 de julho), Praia da Samouqueira (23 de julho) e Praia da Ilha do Pessegueiro (24 de julho).

O CIED Alentejo Central e Litoral informa ainda que “a receção dos participantes será feita junto ao ponto de vigilância do ISN – Instituto de Socorros a Náufragos e cada grupo não terá mais de 15 participantes”.

Mais informações em http://europedirect.adral.pt/ ou na página de Facebook do centro.

Autor:   Redação DS / Marina Pardal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here