Reguengos de Monsaraz e o Grande Lago Alqueva reuniram através de debates online 50 artistas de mais de uma dezena de países na iniciativa EUbyLakes. Ao longo do seminário que terminou no dia 6 de junho, artistas europeus debateram durante um mês o “Presente, no Futuro da Europa” e criaram arte sobre essas discussões, tendo sido premiadas 18 obras de arte com prémios monetários.

O projeto EUbyLakes é financiado pelo Programa Europe for Citizens e é composto por seis seminários em seis lagos europeus que integram a NEUlakes – Network of European Lakes. Depois de Reguengos de Monsaraz e do Grande Lago Alqueva, os seminários vão decorrer no Lago d’Aiguebelette (França), Município de Manzanares El Real (Espanha), Lago Kerkini (Grécia), Lago d’Iseo (Itália) e Município de Imatra (Finlândia). 

Como devido à pandemia de covid-19 não foi possível juntar fisicamente os artistas em Reguengos de Monsaraz foi criado um seminário que misturou o conceito de universidade aberta e residência artística virtual em que os participantes partilharam pontos de vista, desenvolveram ideias e estimularam a aprendizagem mútua com seis temas que fazem parte do atual debate europeu, nomeadamente a democracia, igualdade, coesão, biodiversidade, neutralidade climática e inovação digital.

Os participantes criaram e votaram mais de 70 obras de arte inspiradas nos temas que foram discutidos durante os debates. Todos os artistas receberam um certificado de participação emitido pelo Instituto Superior de Gestão.

Nota de Imprensa

Fonte : Município de Reguengos de Monsaraz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here