A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai disponibilizar uma verba até 250.000 euros para testes Covid-19 aos três Institutos Portugueses de Oncologia (Lisboa, Porto e Coimbra) e outras instituições de saúde hospitalares nacionais de referência oncológica.
Esta medida é tomada com o objetivo de minorar o contágio por covid-19 entre os profissionais de saúde e doentes oncológicos nestas instituições. Os critérios e procedimentos deverão ser definidos pelas Administrações das unidades hospitalares.
Este apoio é independente e complementar a todos os apoios que a LPCC e os seus Núcleos Regionais do Continente e Regiões Autónomas tinham já e que reforçou, nomeadamente, nas áreas social, emocional e do apoio jurídico.
Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues, esta medida vem reforçar o apoio da LPCC numa fase crítica para oncologistas e doentes oncológicos: “ao proteger os profissionais de saúde estamos a proteger os doentes oncológicos e seus familiares”.
Recorde-se que a LPCC reforçou o seu apoio social online face à situação atual de pandemia de Covid-19, num apoio claro aos doentes oncológicos e a toda a população.
A LPCC mantém o serviço de apoio social através dos seus Núcleos Regionais e das consultas de psico-oncologia em formato não presencial. Também as suas linhas informativas – Linha Cancro (…) e Linha Pulmão (…), estão a funcionar em pleno e o Serviço de Apoio Jurídico também em formato não presencial.
Todas as iniciativas da LPCC que envolvem contacto direto com a população estão suspensas. Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt
Fonte: Liga Portuguesa Contra o Cancro